Sistema de Tutoria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema de Tutoria

Mensagem por Vênus em Qua Mar 22, 2017 8:43 am


Sistema de Tutoria
Parthenos RPG

Fragmento de O Filho de Netuno:
— Eu li as entranhas! — Octavian anunciou, como se tivesse matado um leão com as próprias mãos ao invés de rasgar um panda de pelúcia. — Os augúrios são favoráveis. Ele está qualificado para servir!
Os campistas deram um grito: Ave! Salve!
Frank estava um pouco atrasado com seu ‘ave’, então seu grito pareceu um eco muito alto. Os outros legionários deram risadinhas.
Reyna acenou para os comandantes seniores para que dessem um passo a frente — um de cada Coorte. Octavian, como o centurião mais velho, se virou para Percy.
— Recruta — ele perguntou, — você tem credenciais? Cartas ou alguma referência?
Hazel se lembrou disso na sua chegada. Um monte de crianças trouxeram cartas de semideuses mais velhos do mundo exterior, adultos que foram veteranos no acampamento. Alguns recrutas tinham patrocinadores ricos e famosos. Alguns eram da terceira ou quarta geração de campistas.
Uma boa carta podia te dar um lugar nas melhores Coortes, às vezes, até trabalhos especiais como mensageiro da legião, o que o isentaria de trabalhos duros como cavar trincheiras ou conjugar verbos latinos.
Percy trocou de pé. — Cartas? Hum, não.
Octavian torceu o nariz.
“Não é justo!” Hazel queria gritar. Percy carregou uma deusa até o acampamento. Que recomendação melhor que essa ele queria? Mas a família de Octavian enviara crianças para o acampamento por mais de um século. Ele adorava lembrar aos recrutas que eles eram menos
importantes que ele.
— Sem cartas — Octavian disse pesarosamente. — Algum legionário irá apoiá-lo?
— Eu irei! — Frank deu um passo à frente. — Ele salvou minha vida!
Logo houve gritos de protesto das outras Coortes. Reyna ergueu a mão por silêncio e encarou Frank.
— Frank Zhang — ela disse, — pela segunda vez, só hoje, lhe lembro de que você está em probatio. Seu parente divino ainda nem lhe reclamou. Você não está qualificado a apoiar outro campista até que tenha recebido sua primeira faixa.
Frank pareceu quase morrer de vergonha. Hazel não podia deixá-lo lá, sem fazer nada. Ela deu um passo para fora da linha e disse: — O que Frank quer dizer é que Percy salvou a vida de nós dois. Eu sou um membro integral da legião. Eu apoiarei Percy Jackson.
Frank olhou de relance para ela, grato, mas os outros campistas começaram a murmurar. Hazel era mais ou menos qualificada. Ela só tinha recebido sua faixa algumas semanas atrás, e o “ato valoroso” que a fez conseguir a faixa foi por acidente, na maior parte. Além do mais, ela era
filha de Plutão, e um membro da desvalida Quinta Coorte. Ela não estava fazendo quase nenhum favor a Percy Jackson dando apoio a ele.
Reyna torceu o nariz, mas se virou para Octavian. O Áugure sorriu e encolheu os ombros, como se a ideia o divertisse.
”Por que não?” Hazel pensou. Colocar Percy na Quinta Coorte faria dele uma ameaça menor, e Octavian gostava de manter seus inimigos em um único lugar.
— Muito bem — Reyna anunciou. — Hazel Levesque, você pode apoiar o recruta. Sua Coorte o aceita?

(...)

Um dos guardas deu a Percy sua placa de probatio, que Percy enfiou em seu colar de couro com as pérolas estranhas.
—Valeu, Hazel — ele disse. — Hum, o que exatamente significa... você ter me apoiado?
— Eu garanto o seu bom comportamento — Hazel explicou. — Eu te ensino as regras, respondo suas perguntas, me certifico de que você não envergonhe a legião.
— E... se eu fizer alguma coisa errada?
— Então me matam junto com você — Hazel disse. — Com fome? Vamos comer.

Como lê-se no fragmento extraído de O Filho de Netuno, percebemos que existem dois caminhos para ser incluído a uma das coortes: por cartas de indicação de antigos legionários ou por ser “adotado” por um legionário mais antigo. Este legionário estará responsável pelo novo campista, como Hazel explicou a Percy.

Por meio disto, o Parthenos RPG convida os legionários mais antigos das coortes (acima do nível 5) a “apadrinhar” os campistas mais novos (abaixo do nível 5). Os mais antigos serão responsáveis não apenas por ensinar as regras e sanar as dúvidas dos novatos, mas também por ajudar no treinamento do novo campista e torna-lo apto a ser um orgulho para a legião.

O que ambos ganharão com isto? Para começar, ambos podem ganhar pontos de experiência e níveis nos treinamentos, e os que mais se destacarem ganharão itens especiais (de reconhecimento ou armas). Ao final do período de treinamento, tutor e aprendiz recebem 300xp.

 Combinem-se, através de MPs ou pelo chat.
 O legionário que será o tutor deve postar aqui a ficha (pegue-a abaixo).
 Quando o aprendiz chegar ao nível 5 já não será mais aprendiz e poderá adotar um legionário novato, e seu antigo tutor poderá apadrinhar outro legionário.
 Cada tutor deve ter apenas um aprendiz; centuriões podem ter até dois.
 Centuriões não são obrigados a ter aprendizes, devido à responsabilidade que já têm com suas coortes.
 Pretores não devem ter aprendizes, afinal, sua responsabilidade é com todo o Acampamento.
 Segundo o trecho de “O Filho de Netuno”, a “adoção” foi por ausência de cartas e recomendações para o legionário ir para uma coorte.
 Prioritariamente, tutor e aprendiz devem ser da mesma coorte.
 Caso o personagem tenha um parente no acampamento, poderá ser o tutor dele, ainda que não sejam da mesma coorte.

Ficha
Tutor:
Nível do Tutor:

Aprendiz:
Nível do Aprendiz:

Situação:
[ ] Mesma coorte 
[ ] Parentes

Apoiar um novo legionário ou adotá-lo como aprendiz é uma tarefa que exige responsabilidade e interesse em ajudar. Como você irá ajudar seu aprendiz a se enquadrar no Acampamento Júpiter? 


Tutores e Aprendizes registrados.
Ainda não há registros de tutoria.



"Eu garanto o seu bom comportamento. Eu te ensino as regras, respondo suas perguntas, me certifico de que você não envergonhe a legião."



Créditos a: Vênus/Afrodite.
XIII / Edição por Parthenos RPG

_________________

avatar
Vênus

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum